A gravidez é um momento delicado. Alterações hormonais, físicas e emocionais são marcantes e fazem parte desse período. O 5º mês de gravidez é marcado pelo aumento do neném, que passa a ocupar mais espaço no abdômen, comprimir a bexiga e o intestino, pressionando as veias que circulam de baixo para cima do corpo da mamãe.
Essas alterações normais causam o inchaço de pés, pernas e, até mesmo, da região íntima, como vagina e ânus. Aí está o porquê de ser comum grávidas terem hemorroida na gravidez. São recorrentes queixas como o inchaço do ânus e uma dor forte. O cuidado com as grávidas deve ser específico, pois o peso do neném impede melhores respostas ao tratamento.
Hemorroida na Gravidez – Tratamentos
Normalmente, o que ocorre é apenas o alívio da dor e do desconforto. É necessário ter paciência e esperar pois, após o parto, a hemorroida desaparece na maioria das vezes. Porém, algumas mulheres continuam com o problema e até precisam ser operadas para resolver o problema. O fato é que, quanto mais cedo o tratamento for realizado na gestante, melhor será a resposta ao tratamento e menores serão as chances de precisar da cirurgia para retirada da hemorroida.
Dicas da dra Hilma Nogueira da Gama
O tratamento em gestantes é realizado por meio de dietas que ajudem no funcionamento do intestino, com remédios específicos e analgésicos próprios, gelo no local, repouso, uso de pomadas, a suspensão temporária de temperos e do uso de papel higiênico.
A maioria das pessoas pensam que a hemorroida na gravidez impede o parto normal. A impressão de que o parto normal força a região anal e piora não é verdade. Há 30 anos atendendo grávidas com a doença, pude perceber que não existe relação entre uma coisa e outra, e que a cesárea e o parto normal não se diferem nesses casos.
Inclusive, sempre realizo um relatório para o obstetra responsável pela paciente informando que a hemorroida não impede o parto normal, a cesárea não protege o ânus da crise, que o supositório de anti-inflamatório deve ser evitado no pós-parto e, ainda, oriento o cuidado ao manipular o ânus com clister para o preparo do parto.
Ao primeiro sinal de algo diferente no ânus, consulte um proctologista para que esse momento tão especial não seja impactado com esse inconveniente.
Agora que você sabe tudo sobre hemorroida na gravidez, aproveite para conferir nosso artigo exclusivo sobre os tipos de hemorroida.